quarta-feira, 10 de agosto de 2011

lançamento internacional do DVD e do Blu-Ray do filme RIO

Fonte: Veja.com
Rafael Lemos
Na quadra da Beija-Flor,o diretor Carlos Saldanha mostrou aos jornalistas estrangeiros como funciona uma escola de samba de verdade

Na quadra da Beija-Flor, Carlos Saldanha mostrou aos jornalistas estrangeiros como funciona uma escola de samba de verdade (Irapuã Jeferson / Beija-Flor)

De férias no Brasil, o diretor Carlos Saldanha deu uma pausa no descanso para bancar o anfitrião da imprensa estrangeira, que desembarcou no Rio de Janeiro para o lançamento internacional do DVD e do Blu-Ray 3D do filme Rio. O mestre da animação é o cicerone de um grupo de 13 jornalistas, na maioria europeus, que está tendo a oportunidade de ver de perto as paisagens retratadas no longa-metragem que faturou mais de 1,5 bilhão de reais nas salas de cinema.

O roteiro turístico começou na manhã desta quinta-feira e teve como ponto de partida o Jardim Botânico, onde uma sala foi especialmente montada para a exibição do filme. Logo depois, os jornalistas convidados fizeram um tour com guias turísticos pelo local, que foi uma sugestão do próprio Saldanha. Entre os veículos presentes estão Nickelodeon, RAI, Corriere della Sera,Vanity Fair e National Geographic Kids.

Irapuã Jeferson / Beija-Flor

A imprensa estrangeira teve aulas de samba no pé

Imprensa estrangeira teve aulas de samba no pé

De lá, os gringos seguiram para a quadra da escola de samba da Beija-Flor, em Nilópolis, na Baixada Fluminense, cumprindo um trajeto que é uma sucessão de cartões postais. Passaram pela orla de Ipanema e Copacabana, além do Aterro do Flamengo. Pelas janelas do ônibus, eles avistaram a Baía de Guanabara, o Monumentos dos Pracinhas, o Bondinho de Santa Teresa, os prédios art déco do Centro e o Porto da cidade.

Na chegada à quadra da azul-e-branca, atual campeã do Grupo Especial do Rio de Janeiro, eles receberam as boas vindas de Carlos Saldanha e assistiram a uma apresentação com ritmistas, passistas e baianas. O lugar foi decorado com os motivos do filme. Como bom carioca, o diretor deu uma aula sobre carnaval. Uma das cenas mais impressionantes (e trabalhosas) da animação, aliás, é a reprodução de um desfile de escola de samba na Marquês de Sapucaí. Bem humorado e disposto a conquistar a simpatia dos jornalistas que divulgarão mundo afora o lançamento de Rio em DVD e Blu-Ray, Saldanha não ficou só na teoria. Convidado pela passista Netinha, acabou arriscando alguns passos, e foi acompanhado pelos convidados.

Irapuã Jeferson / Beija-Flor

As passistas da Beija-Flor ensinaram até os passos mais ousados

Passistas deram aula completa

Os jornalistas foram divididos em grupos e participaram de workshops sobre ritmo, samba no pé e fantasias, onde profissionais da Beija-Flor contaram as suas experiências nos preparativos do espetáculo. Cada workshop contou com pessoas da comunidade, Velha Guarda e destaques, e a figura que despertou mais interesse foi Rodney, mestre de bateria da escola. Ele recebeu uma saraivada de perguntas sobre os instrumentos que compõem a bateria, e espantou a todos quando respondeu a uma pergunta sobre o número de ritmistas: são quase 300. A escola ainda apresentou o seu projeto para o Carnaval 2012, quando levará para a Avenida o enredo São Luís – O Poema Encantado do Maranhão.

A maratona prossegue nesta sexta-feira. Estão previstos um tour de jipe pela Zona Sul do Rio e um jantar numa churrascaria.

O DVD e o Blu-Ray do filme Rio serão lançados nos países da Europa a partir da segunda quinzena de agosto.

Diretor da animação 'Rio' vira guia turístico para divulgar o lançamento internacional do DVD e do Blu-Ray do filme. Roteiro incluiu a quadra da Beija-Flor de Nilópolis, atual campeã do carnaval carioca

0 comentários:

Postar um comentário